segunda-feira, 26 de março de 2012

Saiba como transferir seus DVDs para o smartphone

Por: Rafael Rigues, PCWorld Brasil

Use dois programas gratuitos para converter discos em arquivos de vídeo compatíveis com seu Android (e seu PC), preservando trilhas de áudio e legendas.

Se você tem uma grande coleção de DVDs e um smartphone Android, especialmente os modelos com telas grandes como o Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy S II, Motorola Atrix ou Motorola RAZR, só para citar alguns exemplos, porque não combinar os dois e criar uma biblioteca portátil de vídeos?

O processo de "ripar" um DVD e convertê-lo em um vídeo que possa ser reproduzido no smartphone já foi algo complexo, mas hoje em dia bastam dois programas fáceis de usar e algumas horas. O resultado será uma versão "de bolso" de seus filmes favoritos, com recursos como múltiplas trilhas de áudio, capítulos e legendas, que não deixa nada a desejar aos discos em sua prateleira. 

Preparativos

Para converter seus filmes você vai precisar de dois programas, ambos gratuitos e multiplataforma. Ou seja, rodam tanto em PCs com Windows quanto em Macs. São eles:

MakeMKV: Ele é o "ripper", o programa que vai extrair ("ripar", no jargão) os arquivos de áudio, vídeo e legendas do DVD e empacotá-los em um arquivo MKV que pode ser facilmente convertido com um outro programa

Handbrake: Ele é o "encoder", o programa que vai pegar o arquivo MKV gerado pelo MakeMKV e convertê-lo (processo apelidado de "encoding") para um formato compatível com o smartphone.

Você vai precisar também de espaço em disco. Até 8 GB para o arquivo MKV (dependendo do filme) e mais alguns GB para o filme convertido e arquivos temporários. No geral, recomendo no mínimo 12 GB de espaço livre em disco se você quiser seguir nossas instruções.

Para assistir o filme convertido você precisará instalar o Dice Player em seu smartphone Android. Gratuito, ele é um dos melhores media players para a plataforma: é compatível com múltiplos formatos de áudio e vídeo, suporta legendas e é capaz de reproduzir vídeo em alta-definição em uma variedade de aparelhos. Se você tem um vídeo que não "toca" no player padrão de seu smartphone, experimente no Dice Player.

Ripando

O primeiro passo é extrair o áudio, vídeo e legendas de seu DVD. Insira o disco com o filme no drive e abra o MakeMKV. Após alguns instantes você deve ver a janela abaixo.

makemkv_main-360px.jpg
A janela principal do MakeMKV: clique no ícone do DVD para "abrir" o disco

Clique no botão com ícone de um DVD e um HD (Open DVD Disc) para "abrir" o DVD. O programa irá analisar o disco, vasculhando seu conteúdo e determinando o sistema de proteção anticópia em uso (e como burlá-lo). Depois de alguns minutos você verá outra janela:

makemkv_titulo-360px.jpg
Depois da análise, o MakeMKV permite escolher quais trilhas de áudio e legendas você quer incluir no arquivo MKV

Ela lista os vários "títulos" no disco. O filme é geralmente o título (Title) maior ou mais longo. Clique na setinha ao lado dele para selecionar os itens (idiomas e legendas, ou "Audio" e "Subtitles") que lhe interessam, e desmarque todo o resto. Clique no botão Make MKV (o HD com uma seta verde) para criar o arquivo MKV com o conteúdo selecionado. O processo deve demorar alguns minutos (cerca de 30 é a média, talvez mais, talvez menos), dependendo da velocidade de seu computador, do HD, do drive de DVD e do próprio DVD. 

Quando o MakeMKV terminar a extração você deve ter em seu HD, dentro da pasta C:\Video, um arquivo.MKV de vários GB com seu filme. Agora é hora de convertê-lo em algo que seu smartphone possa tocar.

Convertendo

Abra o Handbrake, clique no botão Source, clique emVideo File e indique o arquivo .MKV que foi criado com o MakeMKV. Clique no botão Browse próximo ao campo File (sob Destination) e escolha o lugar onde o arquivo convertido será gravado e seu nome.

Na lista de Presets à direita da janela do Handbrake selecione "iPhone 4". Com isso iremos criar um arquivo m4v compatível com os aparelhos da Apple, e que também toca perfeitamente em smartphones Android. 

handbrake-360px.jpg
O Handbrake é o programa que converterá seu "DVD" em algo compatível com o smartphone

Clique na aba Audio. Aqui iremos especificar quais trilhas de áudio do DVD iremos incluir no arquivo final, ou seja, na hora de assistir o filme poderemos escolher entre o áudio original ou a dublagem (se ela existir no DVD). Clique na setinha ao lado do botãoAdd Track e escolha Add All. Todas as trilhas de áudio que você selecionou lá no MakeMKV devem aparecer na lista.

Agora clique em Subtitles, e novamente clique na setinha ao lado do botão Add e em Add All. Todas as legendas que você selecionou no MakeMKV devem aparecer na lista. Agora é só clicar no botão Start no topo da janela do Handbrake e esperar.

O processo de conversão é demorado. Um PC com um processador hexa-core Intel Core i7 3960X de 3.3 GHz e 8 GB de RAM levou cerca de 40 minutos para converter um filme de 2 horas e 20 minutos. Um MacBook Air com um processador dual-core Intel Core i5 de 1.6 GHz e 4 GB de RAM levou cerca de 3 horas. Já um PC com um processador dual-core Intel Core 2 Duo de 2.9 GHz e 4 GB de RAM levou mais de 6 horas. Deixe o micro trabalhando e vá dormir.

Tocando

O resultado de todo o processo deve ser um arquivo com a extensão .m4v de cerca de 1.5 GB (o tamanho pode variar de acordo com o filme, quantidade de trilhas de áudio, etc), que é o seu DVD convertido. Agora basta copiá-lo para o cartão de memória de seu smartphone Android usando um cabo USB e tocá-lo com o Dice Player. O arquivo .MKV criado no primeiro passo pode ser apagado.

Na hora em que você abrir o vídeo o app perguntará qual legenda você quer usar. Para mudar a trilha de audio toque no botão Menu e em Select Audio Track. Para mudar a legenda, toque Menu e em Subtitle Language.

atrix_batman-360px.jpg
Depois de converter o filme, você poderá assistí-lo no smartphone...

vlc_batman-360px.jpg

...ou no PC, com o VLC

Você também pode assistir este filme no computador usando o VLC, um dos melhores players da atualidade. O programa é gratuito, roda em PCs com Windows, com Linux e em Macs e toca praticamente qualquer formato de vídeo que você puder encontrar. Depois de instalá-lo, abra o filme clicando emMídia/Abrir Arquivo, selecione o idioma do áudio clicando no menu Áudio/Trilha de Áudio, e as legendas clicando em Video/Trilha de Legendas. Bom filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário