quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

10 frases que você deve banir do seu currículo


Se você quer destacar seu currículo, uma coisa que jamais deve fazer é usar osclichês. Expressões que fazem parte do senso comum, como "sou focado nos resultados" e "tenho automotivação", só servirão para fazer você chegar, no máximo, à pilha de documentos medianos do recrutador.  Por isso, aqui vão 10 frases que você deve evitar usar a qualquer custo.


1. Eu tenho boas habilidades de comunicação
Habilidades comunicacionais podem representar tantas coisas que usar esse termo só vai fazer com que o recrutador perca o interesse no seu currículo. Quais delas você usou para contribuir com a empresa para a qual trabalha? Você criou uma apresentação, um press release ou liderou uma conferência por telefone? Especifique qual foi sua realização nesse âmbito.

2. Eu possuo um bom histórico
Então prove isso! O que você fez para traçar esse histórico? Seja específico e tente quantificar seu impacto. "Eu trouxe 10 novos clientes para a empresa, levando a um crescimento de 15% do faturamento no último ano" é muito mais impressionante que uma afirmação vaga – e te ajudará a destacar-se de dezenas de currículos.

3. Sou bom com trabalhos em grupo
Este é um dos clichês mais usados, então tente encontrar uma forma de mostrar que é um membro de equipe. Você colaborou com alguém ou com um departamento para alcançar um objetivo? Coloque isso no seu currículo ao invés de usar uma vaga expressão. E seja específico sobre essa sua realização.

4. Eu sou um solucionador de problemas
Todo mundo adora um solucionador de problemas, é por isso que tantos currículos destacam essa habilidade com orgulho. Você pode fazer melhor: diga a sua possível futura empresa que problema resolveu. Você otimizou uma agenda problemática, resolveu uma disputa entre funcionários ou tirou o problema das mãos de um cliente? De novo, seja específico para ser memorável.

5. Eu ajudei na tarefa 'X'
Talvez você não tenha sido o líder de um projeto em particular, mas dizer que 'ajudou' é um beijo da morte para seu currículo. O que significou esse auxílio? Você escreveu um relatório de vendas ou de estoque? Especifique isso no seu currículo com orgulho e pare de usar o 'eu ajudei' – você é melhor que isso.

6. Tenho uma sólida ética no trabalho
Uma sólida ética – isso soa bem, não é? Você não é o único usando esse clichê, então dê um novo ar a seu currículo mostrando como você chega a essa afirmação. Você teve aulas para aperfeiçoar suas habilidades? Conheceu algum prazo muito difícil? Mostre ao recrutador o que faz de você essa pessoa com forte senso de ética no trabalho, ao invés de usar outro clichê.

7. Sou focado nos resultados
Essa é outra frase superestimada que, na realidade, não significa nada. É muito importante quantificar seus feitos nessa habilidade: liste os montantes de recursos, tempo ou dinheiro que você salvou ou adicionou ao negócio.

8. Sou responsável por 'X'
Todos somos responsáveis por alguma coisa quando vamos trabalhar, seja como zelador ou CEO. Derrube essa expressão e mostre o que o seu cargo representa e com o que você contribui para o sucesso da empresa. Cortar esse clichê fará do seu currículo mais forte e direto.

9. Eu tenho automotivação
O que você está realmente tentando dizer é que você não é aquele cara preguiçoso que vai embora às 15h todos os dias, mas esse clichê não vai ajudá-lo a formar essa imagem. Encontre outra forma de dizer que você é automotivado: você revisou um sistema de inventário que não estava funcionando ou encontrou uma maneira de expandir seu território de vendas? Funcionários automotivados encontram formas inovadoras de melhorar suas atribuições – diga o que você realmente fez.

10. Estou acostumado a um ambiente acelerado
O que isso significa, exatamente? Ritmo acelerado no ambiente de trabalho é o normal em uma economia instável, onde todos fazem mais por menos dinheiro. Para ser específico, preste atenção em um dos seus dias mais ocupados no trabalho. Que tarefas realizou e como superou os obstáculos que foram surgindo? Mencione esse feito no seu currículo para provar que pode se adaptar quando é desafiado.

Fonte: ResumeBear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário