quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como será o Android em 2012?


Melhores gráficos, câmeras e um sistema mais completo de comandos de voz. Tudo isso pode vir aí.

A mais recente versão do Android, 4.0 ou "Ice Cream Sandwich", já está chegando às lojas pré-instalada no novíssimo Samsung Galaxy Nexus. E é apenas uma questão de tempo até que outros smartphones e tablets comecem a receber o sistema em uma atualização. Mas mesmo que o Ice Cream Sandwichtenha acabado de sair do freezer, nossos olhos já estão voltados para o futuro. A Google ainda tem muitas melhorias a fazer em seu sistema operacional e os usuários, que sempre querem mais, terão alguns de seus desejos atendidos em 2012.

Melhores gráficos, melhores câmeras e talvez um sistema de comando de voz aprimorado e similar ao Siri podem ser algumas das coisas que vem por aí. Veja o que esperar do robozinho verde no próximo ano.

Faça mais coisas usando sua voz
O Siri, recurso integrado pela Apple ao iPhone 4S, levou a idéia de comandos de voz às massas. Você pode apostar que a Google está trabalhando em algo similar para o Android. O Ice Cream Sandwich já tem transcrição instantânea de texto falado, e comandos de voz são parte do sistema desde o Android 2.0, mas eles não tem o "charme" que a Apple deu ao seu assistente pessoal.

Não devemos esperar uma secretária engraçadinha como a Siri, mas esperamos que a Google integre o reconhecimento de voz em um maior número de aplicativos. Um bom exemplo é o app Google Translate, que tem um "modo conversação" que permite traduzir o que você e uma outra pessoa falam para mais de 50 idiomas diferentes. Ele não é perfeito, mas nos dá uma boa idéia de como a Google pode usar o reconhecimento de voz para criar aplicativos cada vez melhores.

Câmeras aprimoradas
O aplicativo de câmera padrão do Android não é algo de que a Google deveria se orgulhar. É lento, desajeitado e tem poucas parâmetros que podem ser modificados. O Ice Cream Sandwich traz um aplicativo muito melhorado, com recursos como fotos panorâmicas, zero atraso no obturador e nenhuma espera entre as fotos. 

230_galaxy_nexus_signuup.jpg

Samsung Galaxy Nexus: o primeiro aparelho com o Android 4.x "Ice Cream Sandwich"

Futuras versões do sistema poderão incluir detecção de faces e recursos mais avançados voltados aos fotógrafos mais experientes. Mas estas melhorias não se limitarão aos smartphones. Tablets com videochamada também produzirão imagens com foco e qualidade melhores, especialmente à medida em que adotem tecnologias de rede como 4G e LTE, que permitirão videochamadas móveis em alta-definição.

Por Armando Rodriguez, PCWorld EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário