segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Criminosos usam golpe de voz no Skype

Criadores de vírus usam perfis falsos e ligações automáticas para levar usuários a sites infectados.

"Minha linha no Skype tocou outro dia. O usuário estava listado simplesmente como "Online Help". Curioso, atendi a ligação", conta o  editor da IT World, Dan Tynan,  alvo de um ataque no serviço de mensagens instantâneas.  "Ouvi uma mensagem automática dizendo que meu computador estava em risco, alguns vírus foram detectados no meu PC e seria necessário visitar o site www.golsg.com para fazer o download de um programa que resolveria o problema".

Após a ligação, o editor bloqueou imediatamente o número e checou a lista de usuários denunciados por abuso, no Skype Report Abuse, e mais de 100 perfis foram encontrados.

"Algumas contas eram legítimas, usadas para suporte online de empresas. Mas dezenas eram exatamente iguais a que me ligou", afirma Dan Tynan. Esses usuários usam nomes gerados aleatoriamente, como "draimxconlinek1" ou "dreimdcimcvixmc".

Os usuários por trás disso desenvolveram um mecanismo sofisticado para que a ligação não fique armazenada no histórico do programa, comprometendo os padrões do Skype.

Muitos internautas registraram ligações do "suporte online" em páginas como Yahoo Answers. Apesar de não estar mais no ar, algumas pessoas conseguiram acessar o  site www.golsg.com, onde foram orientadas a fazer o download de um "software de segurança" que, na verdade, infecta computadores com programas nocivos.

No Yahoo Answers, o usuário Zeke escreveu: "Não entre neste site! Baixei  o programa em um computador seguro (sem Internet e com alguns contatos, e-mails e senhas falsos salvo no Firefox). Ao monitorar o andamento do programa, percebi que ele estava roubando dados e tentando enviar o site infectado para os contatos armazenados. Quando reiniciei o Windows, nada mais funcionou corretamente. Felizmente, aquele era um computador isolado com backup, portanto, consegui restaurá-lo".

Muitas pessoas estão em risco. O número de perfis falsos no  Skype é suficiente para ser atrativo para novos usuários.É preciso saber o que o Skype está fazendo para resolver o problema. Tynan denunciou esses diversos números que cometeram abusos há trêsa dias. Mas, ao pequisar, é possível ver mais desses perfis falsos, não menos.

A segurança do Skype é algo com que devemos nos preocupar, caso o voice spam se torne a próxima epidemia de malwares.

Por IT World/EUA


Nenhum comentário:

Postar um comentário